Caracterização do Otavio Ferrari

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR





A - Apresentação da Escola, revelando suas características principais:



A E.E. Otávio Ferrari não reflete a realidade socioeconômica do bairro – Jardim Ferrari – onde está inserida. O bairro com moradores predominantemente de classe média alta e a escola com clientela de diversas camadas sociais, oriunda do entorno, da periferia da cidade (bairros distantes) e da zona rural, com maioria destituída de poder aquisitivo.

Ao mesmo lado convivem filhos de operários, de servidores públicos, de trabalhadores braçais, de empresários, de comerciários e de desempregados. Muitos pais desempenham atividades informais, sem segurança e proteção das leis trabalhistas. O curso noturno apresenta características peculiares: a grande maioria dos alunos concilia trabalho e estudo, sendo que os que freqüentam o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), com idade acima da ideal para a série, retornam depois de interrupção longa da escolaridade, motivados pelas exigências do mercado de trabalho e pelo desejo de ascensão profissional e social. Os

Alunos desse período são os que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e que se sentem à margem da sociedade.

A população escolar desta Unidade é constituída por um bloco heterogêneo de pessoas com formação cultural e expectativas de futuro diferenciado.

A EE Otávio Ferrari agrega em seu quadro de pessoal administrativo e docente, profissionais habilitados, concursados e Ocupantes de Função Atividade que estão sempre participando dos cursos de capacitação em serviço, realizados com o objetivo de dar uma visão lúcida e crítica da necessidade de uma gestão participativa e democrática e de uma prática docente adequada e inovadora para fazer frente a uma realidade escolar emergente, democratizada e inclusiva. A equipe de professores é uma das melhores da região e justamente por isso são profissionais requisitados pelas escolas municipais, particulares e faculdades.

Com a exigência do mercado de trabalho,”. Passa a ser um imperativo dos sistemas escolares formarem os indivíduos para a empregabilidade, já que a educação geral é tomada como requisito indispensável ao emprego formal e regulamentado, ao mesmo tempo em que deveria desempenhar papel preponderante na condução das políticas sociais de cunho compensatório, que visem à contenção da pobreza.” (Oliveira, 2005) da conclusão do Ensino Médio, aumentou a procura pelas classes de EJA - Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino oferecida para os alunos que estão fora da escola há muito tempo e outros com defasagem de Três anos para mais, sendo que muitos deles, além da exigência citada acima, têm como objetivo o ingresso em faculdades almejando, portanto o curso superior. Podemos citar também “A educação, considerada importante estratégia para o desenvolvimento, é compreendida pelo Banco Mundial, como portadora de dupla dimensão: redução da pobreza e requisito fundamental para o aumento da produtividade (Souza, 2005). Enfim, as empresas sabedoras disto, exigem que seus funcionários voltem a estudar e assim as duas partes ganham. A educação, ao promover a produtividade dos indivíduos, seria um dos fatores mais importantes para elevar o produto social e, conseqüentemente, reduzir a pobreza” (Souza, 2005).

Na EE Otávio Ferrari a gestão é compartilhada, participativa e democrática, não resolvemos nada sozinhos, sempre nos reunimos com os colegiados, que têm participação de todos os segmentos da escola bem como da comunidade escolar.

Gostaríamos de comentar também sobre as variadas funções que a escola pública assume, mesmo que os profissionais responsáveis não se sintam preparados para tantas funções dentre outras: Assistência Social, Enfermagem, Primeiros Socorros, Psicologia, Juiz, “Bombeiro” isto acaba refletindo em nossa gestão, bem como dos professores. ”. Tais exigências contribuem para um sentimento de desprofissionalização, de perda de identidade profissional, da constatação de que ensinar às vezes não é o mais importante (Noronha, 2001 apud Oliveira, 2005) e o pior é que para quem está na linha de frente de uma escola e até mesmo os professores, muitas vezes, no cotidiano, temos que exercer as funções citadas acima para o bom andamento de nossa escola/sala de aula.





B - Histórico da Escola





“Mergulhar no interior da Instituição Escolar, com o olhar do historiador, é ir à busca das suas origens, do seu desenvolvimento no tempo, das alterações arquitetônicas pelas quais passou e que não são gratuitas; é ir à busca da identidade dos sujeitos (professores, gestores, alunos, técnicos, e outros) que a habitaram, das práticas pedagógicas que ali se realizaram, do mobiliário escolar que se transformou e de muitas outras coisas. Mas o essencial é tentar responder à questão de fundo: o que esta instituição singular instituiu? O que ela instituiu para si, para seus sujeitos e para a sociedade na qual está inserida? Mais radicalmente ainda: qual é o sentido do que foi instituído? (SANFELICE, 2005).





Foi com este olhar que fizemos a pesquisa na Instituição Escolar, hoje EE Otávio Ferrari.

O estabelecimento de ensino “GINÁSIO OFICIAL DE FAXINA” foi criado pelo Decreto Nº. 6691, publicado no D. O. de 21/09/1934 e instalado em 1º de março de 1935, com o funcionamento do Curso Profissional de Formação do Professor Primário e Curso Primário da Escola Normal Livre da mesma cidade.

Segundo as fontes pesquisadas e, provavelmente, como todas as escolas criadas na época, percebemos a escola com característica elitista e discriminatória, tendo em vista os documentos exigidos no ato da matrícula constantes dos prontuários dos alunos: Certidão original de nascimento, Atestado de vacinação contra a varíola, Laudo de Inspeção de Saúde constando que o aluno não sofre de moléstia infecto-contagiosa ou repugnante, não apresentando defeito físico ou psíquico, nem anormalidade visual e auditiva. Também requerimento solicitando a inscrição para os exames de admissão ao curso fundamental do estabelecimento, com todos os documentos originais, autenticados, selados e assinados nos Tabeliões da cidade. Em seguida, sendo aprovado, apresentava o Certificado de exames de admissão nas disciplinas: Português, Aritmética, Geografia, História do Brasil, Ciências Físicas e Naturais.

Depois de cumpridas as exigências documentais, o próprio aluno, em papel almaço datilografado, requeria então a sua matrícula na 1ª série.

Todo aluno possuía uma ficha de Identificação com foto, impressão do polegar direito, dados pessoais, características físicas externas: cor de olhos, cútis e cabelos e outros dados importantes.

O Curso Fundamental tinha a duração de cinco anos e nas fontes pesquisadas temos digitalizada uma Ficha individual do aluno com as disciplinas constantes do currículo. Quanto ao componente Educação Física, vale a pena ressaltar que o aluno tinha uma ficha especial onde constava o exame biométrico e clínico e também continha os registros do desenvolvimento físico dos alunos no início e no final do ano.

Para ingressar no Curso Profissional de Formação do Professor Primário, o aluno fazia exames vestibulares em Português, Matemática e História do Brasil e somente após ter sido aprovado, é que obtinha uma certidão de aptidão e assim podia freqüentar o referido curso que tinha o currículo como segue:

Pré - Normal: Português, Matemática, Anatomia, Desenho, Educação Física, História da Civilização Brasileira, Ciências, Canto, e Trabalhos;

1º Profissionalizante: Psicologia, Pedagogia, Prática de Ensino, Biologia, Sociologia, Desenho, Música e Trabalhos;

2º Profissionalizante: Psicologia, Pedagogia, Prática de Ensino, História da Educação, Biologia, Sociologia, Desenho, Música e Trabalhos, sendo que tanto para o Curso Fundamental como para o Curso Profissional de Formação do Professor Primário os alunos faziam exames de 2ª época, desde que não obtivessem a média exigida na época para aprovação.

A escola recebia a visita de um Inspetor Federal que fazia visitas às salas de aula verificando o trabalho do professor e fazia chamadas orais a alguns alunos aleatoriamente, bem como realizava alguns exames que alguns alunos necessitavam fazer, no registro constavam às assinaturas: do professor, do diretor do estabelecimento e do Inspetor Federal.

Foi muito interessante resgatar a história do Grêmio Estudantil da Escola desde 1934, sendo que o primeiro presidente foi Francisco Prado Margarido.

Faremos a seguir um histórico dos cursos que foram sendo instalados ao longo da história da instituição:

Inicialmente na criação da Instituição funcionou o Curso Profissional de Professor Primário e o Curso Primário da Escola Normal Livre e na seqüência: Escola Normal Oficial de Itapeva que foi instalada em 01/03/1940 e o CPA Artigo 3º - Curso Primário Anexo –criado com o fim específico de estágio para alunos do Curso Profissionalizante de Professor Primário; extinção do CPA, passando a funcionar o Curso de 1º grau de 1. ª à 8ª Série e Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério, instalado em 1975; Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério com aprofundamento em pré-escola; Curso de pré-profissionalização de auxiliar de serviços gerais de escritório - Encerrado em 18/12/1985; 2º grau nos termos do INCISO III do artigo 7º da Deliberação CEE 29/1982; CURSO DE SUPLÊNCIA em nível de 2º Grau; Projeto Educacional ESCOLA PADRÃO; Projeto Escola de Tempo Integral a partir de 13/02/2006.

A escola, ao longo dos anos, teve várias denominações como segue: Ginásio Oficial de Faxina, Colégio Estadual e Escola Normal de Itapeva; Instituto de Educação “OTÁVIO FERRARI”; EEPSG “OTÁVIO FERRARI” e finalmente a Unidade Escolar passa a denominar-se EE OTÁVIO FERRARI que permanece até a presente data;

O Professor Otávio Ferrari foi um educador que fez parte do corpo docente e também foi Diretor desta Unidade Escolar de 1935 a 1948, por isso merecidamente teve seu nome perpetuado como patrono do estabelecimento de ensino.

A Escola Estadual OTÁVIO FERRARI é uma Instituição de Ensino tradicional, em Itapeva, pois acolheu e formou muitos alunos que hoje ocupam cargos de destaque na comunidade e região, nos diferentes setores de atividade, empenhados em tornar uma sociedade mais justa e progressista.

Destacam-se: O Prefeito Municipal e Vereadores; Professores e Literatos; Médicos e Engenheiros; Líderes Comunitários; Artistas e pessoas que, no anonimato, estão servindo à comunidade com compromisso e ética.

Inicialmente a escola foi elitista, mas com a democratização do ensino , esse cenário mudou , passando a ter um perfil heterogêneo, acolhedor, e inclusivo, com oferta de ensino de qualidade. Isso só foi possível graças ao empenho e capacidade de seus gestores e docentes, no decorrer destes anos todos, fazendo com que a escola mantivesse a tradição de ícone educacional da região.



Documentos Oficiais e alterações nas Modalidades de Ensino oferecidas pela Instituição:



• Decreto 6691 D.O de 21/09/1934 - Cria o Ginásio Oficial de Faxina com os cursos: Curso Profissional de Professor Primário e Curso Primário;

• Decreto 10.189 do D.O. de 16/05/1939 cria a Escola Normal Oficial de Itapeva que foi instalada em 01/03/1940 e o CPA Artigo 3º - Curso Primário Anexo –criado com o fim específico de estágio para alunos do Curso Profissionalizante de Professor Primário;

• Res. SE 20 de DOE 24/01/1976 - extinção do CPA, passando a funcionar o Curso de 1º grau de 1ª à 8ª Série e Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério, instalado em 1975;

• Res. SE 11 de 27/01/1978 publicada no D. O. E de 01/02/1978, Parecer CFE 45/72 e 449/72 Parecer CEE 21/76 autorizando o funcionamento da Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério com aprofundamento em pré-escola.

• Res. SE 11/1978 DOE de 01/02/1978

-FPB - Setor Primário em 1978;

-FPB - Setor Secundário em 1978;

-FPB - Setor Terciário- em 1978;

• Portaria CEI de 14/07/1980 publicado no DO de 15/07/1980 - Autorização para funcionamento do Curso de pré-profissionalização de auxiliar de serviços gerais de escritório - Encerrado em 18/12/1985;

• Res. SE Nº. 345 de 10/12/1984 DOE de 13/12/1984 - Autorização do funcionamento do 2º grau nos termos do INCISO III do artigo 7º da Deliberação CEE 29/1982;

• Res SE Nº. 10 de 19/01/1988-doe 20/01/1988 - Autorização da instalação e funcionamento do CURSO DE SUPLÊNCIA em nível de 2. º Grau;

• Aprovação do Plano de Curso Supletivo de 2º grau – DOE de 22/09/1988;

• Res. SE Nº. 19 de DOE de 30/01/1992 – A Unidade Escolar fica identificada no

Projeto Educacional ESCOLA PADRÃO que funcionou até o ano de 1996 quando o referido Projeto foi extinto;

• Res. SE Nº.89 DOE 09/12/2005 – Institui o Projeto Escola de Tempo Integral que foi implantado na EE Otávio Ferrari a partir de 13/02/2006.





C - Caracterização da Clientela Escolar



A EE Otavio Ferrari atende alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e do Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e EJA (! ª a 3ª série do Ensino Médio) de ambos o sexos a partir de 11 anos de idade.

É uma população escolar, que na sua maioria com restrito poder aquisitivo morando em localidades próximas e distantes da escola, inclusive em zonas rurais. Constatou-se através de levantamentos realizado no início do ano letivo que o meio de comunicação mais utilizado pelas famílias é a televisão, com pouco ou nenhuma participação em eventos culturais a não ser os promovidos pela escola e os de massa e populares organizados em nível de município como; aniversário da cidade, rodeios, festas juninas, festas religiosas, etc. São raros os eventos culturais mais específicos como teatro, danças, apresentação de corais e bandas, ficando a televisão como o canal cultural mais usufruído por nossos alunos.

Distante dos grandes eventos culturais que a cidade proporciona, a nossa clientela escolar carece de iniciativas que dê oportunidade de inserção social e cultural. Assim, esta instituição de ensino vem oferecendo para os nossos alunos uma educação que tem por objetivo proporcionar a aquisição de conhecimentos essenciais para a formação básica do educando, visando à formação plena do cidadão estruturada nos valores éticos universais como: respeito, solidariedade, compromisso, ética e responsabilidade.

Além disso, são desenvolvidas projetos especiais com os alunos como o “Lugares de Aprender”, Cineaula, Despertando a solidariedade e muitos outros contribuindo assim para a formação integral do jovem e adolescente.

O ambiente escolar passa a ser um espaço de aprendizagem significativa, onde o educando além de construir conhecimentos tem oportunidade de desenvolver atividades como teatro, dança música ou ainda jogos diversos, ginástica e esportes. Através da participação em projetos desenvolvidos na escola nossos jovens, aos poucos, vão tendo contato com um ambiente sócio-cultural rico e promissor para a sua ascensão econômica, bem como a sua efetiva participação social.

A partir de um diagnóstico da equipe escolar, que detectou inúmeras dificuldades: financeira, incompatibilidade de horários, por exemplo, de jovens e adultos que não tinham acesso à escola formal, houve necessidade de se oferecer o Curso Supletivo Presencial de Nível Médio, no período noturno, oferecendo oportunidade para essa clientela que requer não somente uma nova chance de escolaridade, mas um processo próprio de educação.

A clientela é caracterizada na sua maioria por adultos, trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho, rural ou urbano, e com necessidade urgente do diploma do Ensino Médio, que é uma exigência mínima para garantir sua continuidade nesse mesmo mercado de trabalho. Além disso, a necessidade de se integrar num mundo que está em constante transformação social, cultural, econômica e técnico-científica buscando novas alternativas de mudanças de vida, onde ele próprio é o agente transformador.